domingo, 22 de novembro de 2009

O pesar da falta do Vítor Manuel Duarte

Fez ontem um mês que faleceu o Vice-presidente da Mesa da Assembleia-geral Vítor Manuel Nunes Duarte. O Curriculum do Vítor Duarte no Mirantense é espelho da dedicação da sua vida na sobrevivência do movimento associativo e do seu desempenho nas causas sociais. Teve um papel sempre presente na Vida, no Bairro, na Rua, na Colectividade e em todos os momentos, fossem eles de Glória ou de Crise.
Durante os últimos 50 anos dedicou a sua vida, para além de muitas outras causas, à Causa Mirantense.
Neste clube onde partilhou momentos de glória, o Vítor assumiu e vestiu diversos papéis, que podemos dizer como essenciais. Desde atleta onde defendeu com determinação as redes ou o último reduto das nossas cores no desporto rei, até aos nossos dias como elemento da Mesa da Assembleia-geral. Após ter posto de parte as “luvas” continuou o seu trabalho e dedicação como Treinador-adjunto, Seccionista e mais tarde como Dirigente. Fazendo parte de numerosos e TODOS os Corpos Sociais do Mirantense, também nos momentos de crise soube voluntariar-se pelo amor à nossa camisola, dando a mão a comissões administrativas e fazendo sempre parte da solução. Para quem era meticuloso, rigoroso e com firmeza defendia a sua opinião…sempre mostrou a sua sensibilidade e grande dimensão humana. O gosto de realizar as coisas com muito pormenor, fez dele um exemplo de concretizações organizadas.
A Direcção reafirma o enorme pesar desta perda e o seu profundo e doloroso sentimento à família nuclear e deseja e espera ver alguém com as qualidades deste homem, que possa ombrear o Estatuto, a Obra, e a Memória, tendo deixado às novas gerações a obrigação de continuar o seu trabalho.
Num percurso impossível de descrever neste momento, por motivos de espaço e por pecar por defeito e omissão, diversos “Mirantenses” resolveram num futuro próximo, realizar uma exposição dos seus 50 anos de união com o nosso clube, com a retrospectiva histórica escrita e iconográfica.
Aí sim, nessa exposição poderemos revisitar a sua história de uma forma sintética, apresentando o seu grande percurso nesta colectividade de bairro que ele também engrandeceu, dando assim continuidade familiar ao percurso de um dos Sócios Fundadores – António José Carvalheda – seu sogro.
Deixamos aqui o último momento fotografado, como elemento representante da Mesa da Assembleia-geral, quando em Maio último, durante as comemorações do 74º Aniversário, foi membro de Júri no concurso inter-sócios de doçaria.

Da esquerda para a direita:
Joaquim Baltasar, António Santos, António Lucas, Vítor Duarte
Presidente da Federação das Colectividades do Distrito de Lisboa
Tesoureiro do Executivo da Junta de Freguesia de São Vicente de Fora
Presidente do Conselho Fiscal do Mirantense Futebol Clube
Vice-presidente da Mesa da Assembleia-geral do Mirantense Futebol Clube
Obrigado por tudo no passado que nos deixaste para construir o futuro!

Sem comentários: